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Dicas a respeito da comercialização de produtos agrícolas

Dicas a respeito da comercialização de produtos agrícolas em Macapá

É fácil ver como os consumidores buscam por produtos agrícolas de qualidade, para isso, basta observá-los nas feiras livres, nas casas de verduras, nos açougues e nos supermercados. Sempre buscam pela fruta, verdura, legume mais bonitos e maiores, deixando para trás os feios e de pior qualidade. Isso é, os consumidores têm suas exigências de qualidade para cada produto, em cada circunstância.

É preciso que o produtor agrícola entenda o comportamento dos consumidores e busque sempre atender a tais exigências. A qualidade é um fator fundamental para o sucesso da comercialização. Isso facilita e muito o escoamento da produção, pois não exige esforço de venda para colocar seu produto no mercado. Quando o consumidor encontra o produto que lhe agrada, ele para sua busca, satisfeito.

De alguma maneira, o produtor deve providenciar um plano para administrar a qualidade em todo o processo produtivo comercial, buscando sempre pela qualidade total. Deve-se entender como qualidade total a oferta de qualidade para cada etapa seguinte na cadeia produtiva.

A qualidade pode ser um produto limpo ou livre de impurezas, sem mistura, sem contaminações por bactérias e fungos, sem alterações ou adulteração, sem excesso de agrotóxico residual, de boa aparência e atraente, de bom paladar, de bom cheiro e, sobretudo, um produto desejado pelo consumidor. A qualidade pode, ainda, estar relacionada com outros aspectos da comercialização, como a rapidez na entrega do produto, na durabilidade da embalagem e na informação sobre a melhor maneira de usar o produto.

Com tudo isso que foi exposto, pode-se perceber que a tarefa de comercializar produtos agrícolas exige muito conhecimento, muita dedicação por parte dos produtores e muita ousadia. Entretanto, quase sempre, a experiência tem mostrado que vale a pena investir mais nestas tarefas, pois é somente comercializando mais que se tem chances de ganhar mais.

Esse é um processo contínuo. Não se deve pensar que, tendo alcançado um bom nível de informação, de qualidade, um produto diferenciado, uma boa estratégia de venda, pode-se descansar. Muito pelo contrário, é, a partir daí, que se deve ter a sensibilidade para uma renovação contínua de ideias na execução de suas tarefas.