Plantão / WhatsApp (38) 99961-5049

Telefones: (38) 3676-0080 / (38) 3676-0300

Como aumentar a produtividade na sua plantação

Como aumentar a produtividade na sua plantação em Macapá

As rápidas transformações pelas quais a agricultura passou nos últimos anos fez com que ela se tornasse uma atividade altamente competitiva. Para se destacar entre os concorrentes, a alta produtividade e rentabilidade das lavouras são fatores essenciais que se conquistam por meio de ações que buscam melhorias no ambiente produtivo.

Neste cenário é preciso se especializar, buscar inovações e principalmente se adaptar às novas tecnologias que chegam para facilitar a vida do produtor rural. Algumas soluções como a utilização de filmes agrícolas já virou tendências no Brasil, tornando a área com esse tipo de técnica 20% mais produtiva que o plantio convencional.

Veja dicas para não causar desperdício e aumentar a produtividade da sua colheita.

Invista em cultivo protegido utilizando filmes plásticos
Cultivar em ambiente protegido permite controlar a produção, fazendo com que o agricultor consiga planejar o plantio sem depender das condições climáticas, reduzindo a sazonalidade entre as colheitas para obter um produto final de alta qualidade.

Esse tipo de cultivo é acessível para pequenos, médios e grandes produtores e adaptáveis para qualquer tipo de cultivo: frutas, hortaliças e flores. Com essa técnica é possível dobrar a produtividade da sua colheita.

Uma dessas tecnologias que permite o uso do cultivo protegido é a cobertura de solo conhecida como “mulching”, filme plástico de espessura fina e custo acessível. A técnica é usada para reduzir a evaporação da água, o aparecimento de ervas daninhas e a erosão do solo, além de diminuir o uso de defensivos, impedir o contato de frutos e folhas com o solo.

Todas estas vantagens são traduzidas em menor custo, maior produtividade e qualidade dos produtos. Com a utilização dos filmes agrícolas a produção aumenta consideravelmente e há melhora na qualidade da colheita. Também é possível reduzir em 50% o uso de água para irrigação, gerando economia.

Fique atento aos cuidados com a higiene e o transporte
É essencial o cuidado com a higiene durante o cultivo, já que boa parte das contaminações das safras ocorre devido à falta de higiene e sanitização durante o manuseio das mudas no início do plantio, causando perda da produção. Além disso, parte do trabalho também é perdido por falta de cuidado na hora da colheita e no transporte da safra.