Blog Nilmaq

  • 09 / Mar / 2023

Plantadeira ou semeadeira: conheça detalhes sobre as máquinas

Utilizar máquinas na produção agrícola é importante para a gestão de uma propriedade rural, pois é uma forma de torná-la mais eficiente. 

Entretanto, existem várias máquinas no mercado destinadas a obter o melhor resultado no plantio. Isso acaba gerando dúvidas de qual é melhor: plantadeira ou semeadeira?

Para responder a essa pergunta, é importante conhecer as funcionalidades de cada uma. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

Qual o significado de cada nomenclatura?

Plantadeira e semeadeira, como os próprios nomes sugerem, são máquinas utilizadas para fazer a semeadura e o plantio. No entanto, essas nomenclaturas são apenas termos populares usados na diferenciação dos dois tipos de máquinas.

Por muito tempo, a utilização dessas expressões causaram bastante dúvida. Na realidade, elas são designadas para falar sobre a mesma máquina: a semeadora. A diferença está nas definições técnicas que definem o uso ideal de cada uma delas. 

As semeadoras são máquinas agrícolas que realizam a operação de semeadura. Ou seja, introduzem no solo as sementes de plantas para o desenvolvimento de culturas, como feijão, soja, milho, sorgo, trigo e aveia. 

Já as plantadoras são máquinas agrícolas que podem realizar o plantio de culturas e a introdução das partes vegetativas de plantas, como toletes, manivas e tubérculos. Eles são utilizados no desenvolvimento de culturas agrícolas como cana-de-açúcar, mandioca e batata. 

Pensando agora na forma popular de qual momento deve-se usar plantadeira ou semeadeira, podemos dizer que a primeira é a máquina utilizada para sementes graúdas. A segunda, é a máquina para semear sementes miúdas.

Como elas se diferenciam?

Com base no que explicamos até agora, a principal diferença entre as duas está na forma como as sementes são distribuídas, podendo ser de fluxo contínuo ou de precisão.

Plantadeiras de fluxo contínuo dosam sementes miúdas constantemente no sulco. Essa dosagem é calculada em massa, por distância percorrida. Já as plantadeiras de precisão semeiam uma quantidade pré-determinada de sementes maiores a cada metro de sulco no espaço percorrido, de forma regular. Por isso, é chamada de precisão. 

Mas, atenção! Estamos falando em mecanização de agricultura. Cuidado para não confundir o processo com agricultura de precisão, combinado?

Como escolher a máquina ideal?

Ambas as máquinas trarão benefícios para a mecanização de sua lavoura e a otimização da sua gestão. Entretanto, as vantagens dependerão da utilização do tipo específico de máquina para o modelo de cultura que irá desenvolver. 

De forma geral, as vantagens estão na forma de semeio e na possibilidade de padronizar a distância entre sementes. Isso evita competições e ajuda a alcançar a profundidade ideal para que as sementes absorvam água.

Além disso, o semear mais preciso evita pragas e excesso de fertilizantes. Esses benefícios são fundamentais para o crescimento e sucesso da produção agrícola.

Como você pôde notar, para escolher a máquina ideal, seja ela plantadeira ou semeadeira, é preciso entender seus objetivos para trazer mais eficiência na gestão da lavoura.